domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hipocrisia é pouco...

Muitas coisas às vezes são incompreensíveis. Ou porque o lado emocional envolvido nos impede ou pelo racional mesmo. Um dos dois de qualquer forma está imaturo para captar o verdadeiro sentido do ocorrido. De qualquer jeito, é uma imaturidade da nossa parte, que nos faz cometer certos erros ou sofrer por não entender o que acontece conosco ou com o outro. Estou percebendo que com o tempo não me incomodo com certas coisas. Por exemplo, antes certos olhares e julgamentos me incomodavam, me deixavam mais bolada. Agora, nem sempre. Eu continuo vendo e percebendo as intenções, mas isso não me afeta tanto. Ou porque compreendi que não preciso me preocupar com isso pra viver, ou simplesmente tenho a segurança que não tinha antes... sei lá, pode ser tanta coisa.
Algumas pessoas sabem que mudei o visual. To gostando e ao mesmo tempo sentindo (mais uma vez) como mudar o cabelo pode mudar "quem a gente é". Não que mude nossa essência, mas muda a maneira que somos vistas.
Outro dia, entrei em uma loja de óculos (TRITTON, novo shopping), pra comprar um óculos de sol, e a vendedora nem saiu do lugar. Deu pra ver no olhar e sentir pelo pensamento, que na hora me julgou pela aparência. Enquanto me atendia ficava com aquela cara de cú e sempre que um cliente pisava na loja ela saia e ia atendê-lo. Tudo bem, eu tava precisando tanto mesmo e o preço tava bom, acabei levando. Às vezes só isso me faz ir a outro lugar, mas dessa vez eu fiquei e comprei. Sou chata com esse tipo de coisa.
Por outro lado, pessoas que nem falavam comigo, no teatro, na escola, no trabalho, etc, começaram a falar. E olhar diferente, olhar como um dia já olharam ou como nunca olharam. O pior foi uma pessoa que um dia me tratou de um jeito, depois mudou e depois de minhas novas madeixas voltou a ser como antes; é uma pessoa que se liga muito no superficial ou que se cansa com facilidade das pessoas, rs, como mudei o visual, o interesse dela voltou... realmente, me provou mais o quanto não tem critérios e ainda se acha "a cabeça"! aff
Incrível... eu continuo a mesma, já os meus cabelos! rsrsrs.. eu adorava o comercial de shampoo que a moça falava isso . Mais do que nunca eu percebo que o que mais muda é como nos vêem, e não nossa maneira de agir. Pode ser que um visual nos dê mais segurança e nos faça agir diferente, mas o decisivo mesmo nisso é como as pessoas agem em vista da mudança. Mas agimos diferente por conta do visual ou por conta dos olhares?
Quando saio mais moleque, os olhares são atraídos de certa forma e por um grupo de pessoas, quando estou mais feminina e sensual são outros olhares, outros julgamentos e outras pessoas. Meu cabelo curto faz com que a maioria me trate de uma maneira totalmente diferente de longo com cabecalon e dread! O que aliás, segundo alguns faça pensar que sou maconheira, rs, por conta do estilo e esteriótipos criados para o cabelo. Mas eu continuo detestando drogas...
Para uma pessoa que não tem princípios e valores bem definidos, a simples mudança pode fazer com que aja de formas distintas todas as vezes. Comece a fazer coisas que nunca fez, porque o esteriótipo do novo visual diz que alguém com um tênis, um short ou um vestido, age desse ou de outro jeito. É por isso que os julgamentos mudam, por conta desses esteriótipos. Podemos ser tanta coisa e ser nada sem ser ou naum ser...
O pior, é quando a maneira de agir e julgar muda pra quem nos conhece. Minha mãe, meu pai ou o Marcos não mudaram a maneira de conversar ou de me olhar, porque me conhecem muito bem. Mas algumas pessoas que me conhecem pouco, sim. Ou as que não conhecem se aproximaram ou não, por conta da nova embalagem! Hipocrisia é pouco...
Enfim... termino concluindo, que a mudança é essencial pra resgatarmos algo perdido em nós. Ou que nunca tivemos. Nos dar segurança, coragem, atitude, mas às vezes nos faz se esconder, e fugir de certas obrigações. Na realidade o que mais muda, além de nossas atitudes, é a maneira de sermos vistos ou tratados e isso pode fazer toda a diferença.
Em um mundo que nos cobra tanto e muda a cada segundo, é preciso ser realmente muito firme no que acreditamos, se não nos deixamos levar pela manada comandada pelo sistema e alienação em massa.
Compreendendo ou não as situações, devemos não se deixar abalar por julgamentos ou ações de quem se prende apenas no superficial.
Mudando o visual ou não, é sempre importante termos consciência de parte do que somos e queremos, estarmos dispostos a mudar pra melhor o que nos machuca, além de julgar menos pela aparência.
Assim, seremos mais íntregros e felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário