segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Beatnik Party

Festa Beatnik promove arte e cultura retomando o movimento sócio-cultural que envolveu os anos 50-60
Contra-cultura  e criatividade espontânea são os pilares do evento
 
 Bolsistas de iniciação teatral da ONG Ribeirão Em Cena promovem no dia 11 de novembro (quinta-feira), das 19h às 23h, a "Beatnik Party: hoje é dia de rock", no Espaço Cênico Débora Duboc, à Rua Floriano Peixoto, 479. A festa, cujo objetivo é reviver as manifestações culturais e artísticas dos anos 50-60, em que a geração "beat" evocava novas formas de expressão contra o que já estava preestabelecido, traz à tona as músicas dos artistas da época, como Bob Dylan, Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Beatles entre outros, que influenciaram toda uma geração.
 
Além das músicas que marcaram para sempre a história do rock in roll, o evento contará com intervenções e instalações artísticas preparadas pelos bolsistas que integram uma das turmas do projeto de formação teatral 2010 da ONG Ribeirão Em Cena. A turma, dirigida pelo ator e professor de interpretação Júlio Avanci, está produzindo a montagem de "Hoje é dia de rock", peça escrita por José Vicente e altamente consagrada pela crítica especializada do teatro brasileiro na década de 70. Um desafio e tanto para os iniciantes atores.
 
Segundo Avanci, além das experiências típicas de uma festa beatnik, o evento pretende compartilhar parte dos bastidores da montagem de "Hoje é dia de rock" com o público, agente principal do teatro sem a quarta parede, que rompe com a distância entre as pessoas e as personagens, fazendo surgir uma experiência única de sentido, emoção e arte.
 
Os convites para a festa estão à venda na ONG Ribeirão Em Cena, à Rua Lafaiete, 1.084. Valor R$ 5,00.
Telefone: (16) 3610 7770.
 
 
Sobre o espetáculo "Hoje é dia de rock"

Sem a quarta parede que separa as pessoas das personagens, "Hoje é dia de rock" dirigido por Júlio Avanci, conta a trajetória de Pedro, um artista lírico e sertanejo, pai de cinco filhos, que está prestes a conceber uma clave musical diferente da do método até então conhecido, mas tem sua criação interrompida pela necessidade de se mudar, com os filhos e a mulher, do sertão de Minas para a cidade, onde está o futuro e o desenvolvimento para todos. As cenas que se desdobram durante o espetáculo transitam entre o realismo cotidiano da família e o espaço místico dos sentidos, para dar à luz não somente o embate entre "a cidade e o sertão", "o novo e o velho", "a máquina e o homem", mas também às inquietações do artista que enxerga a própria realidade e luta para se colocar contra o que está pré-determinado.
 
O espetáculo estreia nos dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro, no Espaço Cênico Débora Duboc, à Rua Floriano Peixoto, 479. Para maiores informações (16) 3610 7770 – ONG Ribeirão Em Cena.
 
 
Sobre a ONG Ribeirão Em Cena
Criada em Ribeirão Preto, a ONG Ribeirão Em Cena é uma entidade de difusão cultural e inclusão educacional, que constitui um verdadeiro centro de ação teatral, com formação de atores, produção e difusão de espetáculos universitários, experimentais e alternativos. A escola conta com dois centros de pesquisas: o Espaço Cultural Ribcena e Espaço Cênico Débora Duboc, onde se mantêm uma instituição de referência para um projeto de teatro popular, coletivista e transformador. Criado há 9 anos, o Programa Ribeirão Em Cena já proporcionou, gratuitamente, iniciação teatral e profissionalização para mais de 3.500 jovens brasileiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário