quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COOPERATIVISMO, a doutrina de colaboração.

Ontem eu fiquei refletindo sobre algumas coisas e imaginando que palavra elucidaria bem o que estava pensando e me veio na cabeça COOPERATIVISMO. Em uma sociedade tão competitiva temos muito pouco esse tipo de de DOUTRINA.
No dicionário a palavra COOPERAR tem como principal significado - Colaborar; COOPERATIVISTA - Cooperador, Colaborador; COOPERATIVISMO - Doutrina de Cooperação, de colaboração; esse colaborar tem uma amplitude tão grande, que nem fazemos ideia! Pense em tudo que podemos colaborar, consigo e com os outros...
É triste que em grupos que prezam e estudam tanto sobre lutas, ideais, amor ao próximo, COOPERAÇÃO, UNIÃO e que ainda por cima tentem mostrar o que isso representa ou representou, tenham pessoas tão individualistas e preocupadas com o que querem ou não fazer independente das outras pessoas do grupo que, em sua maioria, trabalham em prol do todo.
A maioria do que somos é devido a exemplos que tivemos em casa. Quando chegamos na "fase adulta" é extremamente difícil lidar com pessoas diferentes de nós. Tudo bem, ninguém precisa suportar o outro, mas ao menos tratá-lo com respeito, sim! Em certos momentos nossas questões pessoais, como dores, falta de vontade de fazer algo (preguiça mesmo), falta de habilidade, etc, devem ser superadas pelo bem comum, ainda mais se fazemos parte de um todo que quer mostrar e falar sobre isso com a sociedade. Não há maneira de alguém querer mostrar algo errado, injustiças que aconteceram e acontecem, sem ser verdadeiro, se nem ao menos o básico cumpre, quem dirá o mais difícil!
É lamentável, mas nada é construído de uma hora para outra, vem de casa, dos exemplos de quem nos ensina e da nossa própria prática com o tempo.
 
É triste que limitações individuais levem a tamanhas faltas de respeito e falta de COOPERAÇÃO.
 
Isso no trabalho de ator é algo extremamente importante, não há como ser um verdadeiro ator sem que aquilo que queremos dizer mude nossa visão e principalmente nossas atitudes. Nós artistas temos uma missão muito grande, que é, além de lutar pela nossa arte que perde pra tanta porcaria por aí, ver o que se passa pelo mundo e mostrar isso, mas antes ou durante, se modificar como pessoa diante de tudo que queremos mostrar; o AUTOCOCONHECIMENTO e a transformação pessoal são palavras permanentes em nossas vidas. As coisas não são algo que ficam somente no campo das ideias, mas das realizações principalmente. De nada adianta sair por aí esbravejando, lutar por políticas públicas mais justas, enfrentar o sistema, ter visões amplas sobre os assuntos, escrever e falar sobre tudo isso, se no nosso íntimo tudo continua igual, se somos estúpidos com nosso semelhante mais próximo, se não doamos nada verdadeiramente, se utlizamos um espaço gratuito e não contribuímos com nada material e pessoal para aquele local (isso foi um exemplo bem próximo de mim).
Os que mais gritam e reclamam por respeito são aqueles que menos respeitam. Quem respeita verdadeiramente ou pelo menos tenta, não sai gritando aos 4 cantos.
Reclama-se muito que se tem muitos "líderes" pra poucas pessoas, que muitos querem mandar e nada querem cumprir. Pelo que vejo, quem muito reclama e nada faz efetivamente ou age da mesma forma, nada tem a reclamar. Já vi tanta gente não sair gritando por aí exigindo respeito, não levar tudo a FERRO E FOGO e dar tanto resultado, COOPERAR tanto em tantos sentidos!
É disso que precisamos! De pessoas que abram a boca na hora certa, que respeitem sempre, quem cumpram com suas obrigações e que lutem pelo que realmente vale a pena para todos!
 
Precisamos de COOPERATIVISMO!!!
 
Gabriela Grecco
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário