quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Andrógina, evolução?!

Um termo e comportamento que eu acho bem interessante é o do Andrógina. Como de uns tempos pra cá tenho ouvido falar muito nisso, resolvi pesquisar e postar aqui.
Eu, particularmente, creio que o futuro da humanidade seja esse, já que sabemos que o espírito não tem sexo e chegará o dia em que nossas experiências, encarnações, como homem ou como mulher, não serão mais necessárias (isso é o que eu penso, através de tudo que já li). Muitas pessoas não acreditam em vida fora da Terra (vejam só! somente nós existimos no universo?!!!)! Por isso eu tomo muito por base o corpo, comportamento e evolução dos E.T.s, que são seres muito mais evoluídos que nós. E se pensarmos bem, estamos caminhando pra algo semelhante. Olha a diferença do macaco, para nós hoje!
Fora as questões sociais né? Que podem indicar sinais dessa evolução androgina: Mulheres conquistando espaço que antes era só dos homens e eles, por outro lado, fazendo o que só as mulheres faziam; as roupas estão cada dia mais parecidas; a sexualidade está tomando outros rumos; as pessoas estão dando cada vez mais valor ao amor (independente da sua "forma"); inseminações artificiais....
Além do que, dizem que os andróginas tem um Q.I. bem alto e são ótimos artistas (arte: expressão divina). Outro indício de evolução.
Pensem bem sobre isso! Serve até para gente julgar menos tudo que está acontecendo no mundo e compreender mais! Esses esteriótipos e regras estabelecidas não sei por quem. Que a gente mesmo sem saber, espalha o mesmo pensamento primitivo por aí!

Enfim... loucuras à parte, vamos às informações.

Vejam o que a Wikipédia diz:

Androginia refere-se a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino nem feminino.

Conceito de androginia humana

O andrógino é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência.

Andróginos que prezam por sua androginia mormente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual (ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais.


Conceito na psicologia

Na psicologia, androginia é uma disforia de gênero rara que é responsável por uma condição psíquica em que o indivíduo se identifica como não sendo nem homem nem mulher, mas como uma pessoa de sexo mentalmente híbrido, o que se reflete em seu comportamento. Dentro da psicologia, Sandra Bem desenvolveu um teste no qual considera-se a masculinidade e feminidade num plano bidimencional. Nessa modelagem, pessoas com traços significativos para a masculinidade e feminibilidade obtidos, por exemplo, através do Inventário de Papéis Sexuais de Bem poderiam ser consideradas como andróginas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que haja em torno de seiscentos mil verdadeiros andróginos no mundo atualmente[carece de fontes?]. Os Andróginos possuem por natureza aptidão artística e criatividade o que podemos verificar principalmente no meio musical. Além disso os portadores desse caráter psíquico/comportamental expressam valores de Q.I. elevados e uma percepção mais ampla dos relacionamentos humanos uma vez que analisam seu meio de convívio de vários pontos de vista diferentes[carece de fontes?]. Estudos revelaram[carece de fontes?] que os portadores de androginia são em sua grande maioria ansiosos e excêntricos. A androginia não é uma doença e consequentemente também não possui uma cura. O CID (Classificação Internacional de Doenças) não possui classificação específica para tal disforia.

Na mitologia

Andrógino é, também, segundo o livro "O Banquete", de Platão, uma criatura mítica proto-humana. No livro, o comediógrafo Aristófanes descreve como haveria surgido os diferentes sexos. Havia antes três seres: Andros, Gynos e Androgynos, sendo Andros entidade masculina composta de oito membros e duas cabeças, ambas masculinas, Gynos entidade feminina mas com características semelhantes, e Androgynos composto por metade masculina, metade feminina. Eles não estavam agradando os deuses, que os resolveu separar em dois, para que se tornassem menos poderosos. Seccionado Andros, originaram-se dois homens, que apesar de terem seus corpos agora separados, tinham suas almas ligadas, por isso ainda eram atraídos um por o outro. O mesmo ocorre com os outros dois. Andros deu origem aos homens homossexuais, Gynos às lésbicas e Androgynos aos heterossexuais. Segundo Aristófanes, seriam então dividos aos terços os heterossexuais e homossexuais.

Um comentário: