quarta-feira, 20 de julho de 2011

DICAS PARA EMAGRECER - ELIMINAR EXCESSOS

Muitas pessoas me perguntam o que eu fiz para "emagrecer". Digo que comecei a comer direito e me exercitar! Notem que a expressão eliminar excessos não se refere somente às gorduras, mas principalmente aos hábitos excessivos!
Não tem segredo algum, é somente um pouco de dedicação e determinação e claro, muita vontade de mudar.
Pois bem, darei algumas dicas do que faço no meu dia a dia, especialmente quando estou numa dieta mais restritiva. Não vou passar o que faço quando em dieta restrita, mas sim, simples atitudes que ajudarão e muito e perder os quilinhos indesejáveis.

1 - Tome muita água!

Organismo hidratado funciona como deve, portanto seu metabolismo não vai ficar abalado e lento se tiver bem hidratado. Já com a desidratação ficamos com várias funções desreguladas, como a renal e intestinal, imprescindiveis para nós. Muitas vezes temos a sensação de fome, mas na realidade nosso organismo esttá nos pedindo água! Um copo de água, pode tirar essa sensação de fome por até 30 minutos.
Eu fico impressionada como às vezes tomo pouca água! É muito simples, basta você tomar 10 copos americanos ao dia. Vamos combinar, não é difícil hein?!

2 - Prefira chás e sucos

Muitos chás tem zero caloria e ainda hidratam o organismo. Os sucos naturais, além de hidratarem nos abastecem com as vitaminas essenciais no nosso dia a dia. REFRIGERANTE nem pensar! Isso não te pertence mais! Se tomarmos um copo de refrigerante por dia, estaremos consumindo em um mês o equivalente a mais ou menos 1,2kg de açúcar!!! Esqueça os refrigerantes! Com o tempo, você vai ver que eles não tem tanta graça assim!
Tome muito chá branco e verde. Eles aceleram muito o organismo e tem zero caloria. Eu adoro os prontos vendidos em caixinha. Recomendo os da Nestlé e da Feel Good. Porém, se você tem problemas com arritmia ou "labirintite", use moderadamente qualquer estimulante (alimentos que contenham cafeína principalmente), uma xícara por dia está de bom tamanho!

3 - Esqueça as porcarias

Evite ao máximo as batatinhas, chocolates, doces, frituras, molhos, óleos, condimentos, etc. Eles só engordam, intoxicam nosso organismo e saciam nossos desejos e ansiedades por pouco tempo. Se der aquela vontade incontrolável, pegue um copo de chá ou de suco, você vai ver como será melhor! Uma vez na semana você pode dar uma beliscada em algo mais gorduroso, se tiver muita vontade (se não tiver e for fazer só por hábito, não faça!), mas escolha um dia que sairá da dieta e irá comer o que geralmente não come, mas nada de exageros, pois acredite, um dia fora da dieta faz perder todo o esforço da semana e às vezes até mais. Será que vale a pena?

4 - Retire o óleo das refeições

Quando for fritar algo não utilize óleo. Faça em uma panela com teflon ou em uma panela comum com água. Coisas simples que comemos no nosso dia a dia, como bifes, ovos, etc, poodem muito bem ser feitos sem óleo ou grelhados. Isso faz uma enorme diferença para o organismo!

5 - Diminua as porções

Nossa gula é maior que nossa necessidade! Diminua as porções de comida e tenha muita variedade. Tome cuidado com os carboidratos, mas não os tire jamais, eles são essenciais, mas em excesso se transformam em gordura e engordam. Coma o necessário para ter energia no seu dia. Ao invés de um filão pela manhã ou duas fatias de pão de forma (integral), coma meio filão ou uma fatia, seguido de frutas e cereais. No almoço não exagere no arroz. No jantar a porção deve ser menor que a do almoço, pois o metabolismo está mais lento; prefira saladas e comidas leves. Conforme o dia vai passando temos que comer menos e alimentos mais leves. Nosso metabolismo se prepara para descansar, ou seja, ele não vai funcionar da mesma forma pela noite como pela manhã. É nessa hora que muita gente engorda, pois faz justamente o contrário, come pouco de manhã e passa o dia sentindo fome, daí descarrega tudo pela noite. Acredite, esse tipo de atitude engorda demais! Jamais repita as porções de carboidrato. Eles devem ser suficientes para nos dar energia e não acumular gorduras.

6 - Não sinta fome, coma de 3 em 3 horas pelo menos

Essa é uma das dicas mais importantes. O organismo bem alimentado, ou seja, com alimentos saudáveis, em porções necessárias e nas horas certas, funciona de forma adequada e não acumula gordura. Quando comemos somente 3 vezes ao dia, nosso organismo entende que nossas refeições são escassas (independente da quantidade) e armazena mais gordura corporal, afim de garantir nosso sobrevivência. Porém, se comemos sempre (na quantidade certa), ele entende que pode funcionar de forma mais acelerada e melhor. Nosso metabolismo fica mais acelerado e trabalha da maneira que deve, deixando nossa resistência alta e nosso corpo saudável.  Portanto, no intervalo de cada refeição principal coma barrinhas de cereal (somente uma por vez), frutas, bolachinhas integrais (eu adoro uma da Nestlé de aveia e mel, é gostosa, doce e sacia - coma pouco! gosto também da de 3 cereais), sucos, iogurtes, saladas, cereais, grãos, castanhas... Algo entre 80 e 130 calorias está de bom tamanho para nos deixar bem alimentados nesse intervalo! Não é porque deve-se comer de 3 em 3 horas que devemos atacar qualquer coisa! Não, continue na alimentação saudável e na quantidade certa.
Eu antes comia de 3 em 3, agora estou comendo de 2 em 2 e já notei diferença. Mas comece com calma e siga a recomendação desse tópico afinal comer de 2 em 2 é mais ingestão de calorias, portanto exige mais disciplina.

7 - Coma grãos, cereais, castanhas e frutas!

Eles são ótimos para ajudar nosso intestino funcionar e nos fornecem gorduras boas, fontes ideais de proteínas e açúcares. Seja nos intervalos das principais refeições ou durante elas, acrescente o milho e a soja, por exemplo (excelentes fontes de proteína); cereais como aqueles quem vem em bolachas e pães ou consuma eles diretamente; coma castanhas, elas tem as chamadas gorduras boas e ajudam a desintoxicar a organismo, além de dar uma sensação de saciedade, porém com muita moderação, pois são muito calóricas, coma pelo menos umas 3 unidades ao dia; coma frutas, elas saciam a vontade de doce, pois nos fornecem a quantidade de açúcares necessários, uma bela e apetitosa fruta às vezes é o necessário para tirar aquela vontade incontrolável de doces!

8 - Diminua a ingestão de carnes e prefira as brancas

A carne além de possuir muita gordura (principalmente a vermelha), demora inúmeras horas para fazer sua digestão, o que faz com que o intestino fique preso e deixe nosso organismo com mal funcionamento. Há estudo que indicam, que o organismo humano não digere tão bem a carne como antigamente, nos primordios. Assim como muitos nascem com menos dentes, por uma questão de evolução, a carne faz cada vez mais mal para nosso organismo. Muitas pessoas tem rejeição, tem crises de enxaqueca, tontura, gastrite e um péssimo funcionamento gastro-intestinal. Prefira sempre os peixes e pelo menos uma vez na semana não coma carnes (de qualquer tipo), como uma forma de desintoxicação do organismo, ela tem muitas substâncias nocivas ao nosso organismo, pode acreditar. Substitua a fonte de proteína através da soja (carne de soja, grão, farofa, torrada, etc..), ela em proporção possui menos proteína que a carne, porém mais de 80 % da sua proteína é absorvida pelo organimo, enquanto absorve-se menos de 30 % da carne; milho, que é riquíssimo em proteína; ovos, somente a clara, muito rica em albumina, descarte a gema, rica em gordura; derivados do leite, sem excessos, pela grande quantidade de gordura; etc.

9 - Pratique exercícios físicos

Hoje mais do que nunca, vemos a importância do exercício físico. A vida atribulada e corrida não é desculpa para a falta da prática de exercícios. Sempre temos uma vaguinha na nossa agenda para nos exercitar, o que falta realmente é a disciplina e motivação, que ficam atrás da famosa preguiça. Queremos tudo que é fácil e cômodo e com isso começamos a desenvolver inúmeras doenças, como L.E.R, tendinites, dores lombares, dores nas costas, hérnias, dores de cabeça, enxaquecas, dores articulares, etc. A maioria evitável, mas nossa rotina sufocante e preguiçosa nos impede de evitar. Preferimos sempre tomar um remedinho para tratar o efeito e não a causa e assim continuamos vivendo na nossa ilusória felicidade. Enfim, mudar alguns hábitos já é um bom começo. Subir escadas no shopping, ir até a padaria a pé, levantar para mexer na tv, não ficar muito tempo em frente ao computador (a cada hora sentado, vá dar uma voltinha nem q seja de 2 minutos), preparar pratos e comidas em casa (ao invés de comprar pronto), caminhar antes ou depois do trabalho, se exercitar em algum parque da cidade (nem que seja de final de semana)... são inúmeras as opções, vale ter boa vontade e bom senso! Mude isso também, acredite, vai te fazer muito bem.

10 - Evite bebida alcóolicas

Além de extremamente calóricas (são muito mesmo), elas intoxicam o organimo e não tem utilidade alguma para nós. Claro que de vez em quando é gostoso e divertido, mas evite ao máximo! O Ser humano fica divulgando estudos falando que o vinho ou a cerveja tem benefícios ao organismo como uma forma de justificar seu consumo. Mas da mesma forma o suco de uva ou os cereias nos fazem bem também. Daí vai de cada um saber escolher!

11 - Tenha bons pensamentos

A raiva, o rancor, a melancolia, o orgulho, egoísmo, etc, só envenenam nosso organismo e o intoxicam. Tudo isso faz com que queiramos frequentar lugares pesados e consequentemente também comemos coisas pesadas. Isso vale para o sentido contrário também, uma alimentação desregrada nos faz dar mais valor a esses sentimentos negativos. Portanto, desintoxique e alimente seu organismo com amor, compaixão, resignação, caridade, afeto, etc. Você vai ver como tudo fica mais fácil e gostoso!


Bom eu acho que é basicamente isso, e olha que nem entrei na dieta mais restritiva e praticas de exercícios mais intensas (rsrsrsrs). Eu espero que essas dicas ajudem algumas pessoas assim como me ajudaram. Aqui são dicas de uma pessoa leiga, não tenho nenhum curso ou especialização, porém leio muito sobre isso desde criança, me dedico por demais e tenho acompanhamento nutricional (não diretamente confesso, rs), fisioterápico e físico.
Essas não são dicas somente a quem quer perder peso, mas quem quer eliminar os excessos da vida! A eliminação de alguns quilos é a consequência da mudança dos hábitos. Muitos magros precisam deixar excessos de lado. Aliás, muitos que não engordam cometem muitos exageros! Espero que compreendam a intensão desse texto.
Expanda seus horizontes e mude muitas atitudes. Você verá que estamos aqui não somente para sobreviver, mas viver! E viver muito bem! Então faça acontecer! Não deixe que a vida atribulada acabe como o que temos de mais precioso aqui na Terra, nosso corpo, nosso instrumento de trabalho e vida. Nossa vida! Viva com responsabillidade primeiro em si mesmo e depois para o próximo, afinal, pequenas atitudes fazem toda a diferença.
É tudo um ciclo perfeito. Uma atitude muda muitas outras, faz vibrar outro tipo de energia em nós e faz com que os outros vejam essa mudança e por vezes até se modifiquem também.
Tudo isso não fará mal a ninguém, pelo contrário, mudará sua vida para muito melhor! Mas vá com calma, sem afobação e ansiedade, pois elas estão dentro dos sentimentos que nos fazem perder nossa dedicação e nos fazem mal.
Palavras de quem passou por tudo aqui descrito, ainda passa e ainda erra muiiiiittooo, mas acima de tudo TENTA e obtém ótimos resultados!!!!

Boa sorte!

;)

Gabriela Grecco

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