terça-feira, 4 de outubro de 2011

O quê??? É isso mesmo???


Eu vi isso aqui postado na internet no facebook e não pude deixar de postar aqui.
Eu não sei quem foi que teve o mal gosto de postar uma frase como essas.
Diante de tantos anos de lutas por direitos iguais, de sofrimento contínuo em uma sociedade em que não aceita nós mulheres como nós somos e de agora, de parte de nossos direitos garantidos, de sermos atoladas de trabalho, ter de cuidar da casa, dos filhos, de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, ainda somos obrigadas a ser ler uma frase de mal gosto dessas, que diz que tantos anos de luta nos serviram para agirmos esdruxulamente. Não acredito que exista uma atitude de homem ou de mulher, mas coisas que são toleradas ou não dependendo do gênero.
As qualidades, dificuldades diárias de uma mulher contemporânea não são valorizadas por aí né?
Só o que se ouve são coisas do tipo: "AS MULHERES HOJE PISAM NOS HOMENS", "AS MULHERES AGEM COMO HOMENS", "AS MULHERES QUEREM SER HOMENS", "MULHERES NÃO QUEREM RELACIONAMENTOS SÉRIOS HOJE EM DIA" "NÃO SE FAZEM MAIS MULHERES COMO ANTIGAMENTE", "MULHER BOA É MULHER EM CASA"
O certo para mim, como disse, é que não existem atitudes de homens e de mulheres e sim uma sociedade que educa segundo o que ela diz o que o gênero deve ou não fazer, o que na minha opinião é totalmente errado. Uma pessoa age assim ou assado porque aquilo faz parte da sua personalidade, mas infelizmente desde criança somos criados diferente, dependendo da forma como nascemos, dependendo do nosso gênero (sexo).
E se as mulheres de hoje estiverem bebendo mais, e daí? Tiverem fazendo coisas que antigamente somente os homens faziam. Isso não exclui a capacidade delas cozinharem tão bem quanto suas mães, ou de cuidar de uma casa ou de trabalhar com competência.
Não estou aqui defendendo que as mulheres bebam. De forma alguma, só estou querendo dizer que é ridículo esse discurso de que "NOSSA, COMO OS TEMPOS MUDARAM, AS COISAS NÃO SÃO TÃO BOAS COMO ANTIGAMENTE" ou "ISSO NÃO É COISA DE UMA MULHER FAZER" ou ainda "HOMEM PODE, FAZ PARTE DA NATUREZA". Que natureza? Faça-me um favor hein?!
Que cada um assuma as consequências de seus atos, mas que não existam mais esses discursos do tipo isso é bom e isso é ruim ou isso é de homem e isso é de mulher ou ainda que uma atitude anule outra!
Ninguém é totalmente bom, nem totalmente ruim. Aliás, o que é bom e o que é ruim? E nós agimos sim segundo o meio.
As dificuldades estão aí seja pra homens, seja pra mulheres, chega dessa supervalorização de características, qualidades, defeitos, limitando e classificando como cada um deve ser! Deve-se valorizar o Ser Humano e não o gênero no qual ele está inserido!
Então, parem com essa bobagem de ficarem fazendo comparações esdrúxulas, definindo o que é ou não permitido a um homem ou uma mulher fazer.
Nascemos com essa carcaça corpórea, mas ela não quer dizer nada, embora na nossa sociedade tenha tanto valor! O que diz de verdade é o que somos e o que somos é construído através de atitudes. Vamos continuar a ficar estacionários a não evoluir se não tirarmos esses pensamentos ultrapassados de nossas cabeças!
Eu queria ver se alguém dissesse: ANTIGAMENTE OS HOMENS ERAM EFICIENTES COMO NOSSOS PAIS, HOJE SE CUIDAM E SE PREOCUPAM COM SUA APARÊNCIA COMO NOSSAS MÃES.
Seria tão preconceituoso, limitado e mesquinho quanto a frase da figura acima!
Pelo amor!

"Os tempos mudam, a crueldade perdura, a opressão recebe novos nomes e formas"

Gabriela Grecco

Nenhum comentário:

Postar um comentário