segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Enchente

Esse final de semana choveu demais em Ribeirão! Sábado uma chuva de 50 minutos foi o suficiente para o rio, no centro da cidade transbordar e alagar tudo!
No domingo, eu estava no centro com o Marcos, no shopping Santa Úrsula e graças à Deus viemos embora a tempo. Mas, mesmo assim nos encharcamos no caminho pra casa. Pelo menos deu pra passar pela área central sem pegar o alagamento.
Mas, enfim, estou escrevendo tudo isso, porque vi no jornal regional hoje na hora do almoço, o estrago que a chuva fez (estrago material, já que espiritualmente ela serve de limpeza, por isso chove tanto nessa época de Natal e Ano Novo).
Daí muitas pessoas reclamaram que perderam coisas que demoraram muito para adquirir, que passaram a madrugada lavando a casa, etc, etc, etc... Mas, você olha pra casa das pessoas, inteirinha cimentada!!!
É sobre isso que quero falar hoje! As pessoas reclamam, reclamam e reclamam (tudo bem, faz parte do Ser Humano reclamar!), mas nada fazem! Adquirem um imóvel e a primeira coisa que fazem é meter o cimento em torno de toda casa e da calçada! Gente! Se a água, não tem onde penetrar, é claro que ela vai sair lavando e levando tudo que tem pela frente até encontrar onde possa voltar de onde veio!
O homem constroe a cidade em torno dos rios, deixa seu canal estreito e em torno dele põe asfalto, cimento e tudo que há pra esconder a terra! De onde tudo que precisamos vem! A terra é o que tudo nos dá! Sem a água e a terra, é impossível viver!
Tem outra coisa também. Eu raramente vejo alguém jogar os papéis que recebe no semáforo, papel de bala, etc, no lixo!!! Imagina se cada pessoa jogasse um "simples" papel de bala na rua! Mas nós sabemos que algumas pessoas não jogam, foram bem educadas pelos seus pais (assim como os meus sempre pegavam no pé pra nunca fazer isso, eu de verdade não me lembro se alguma vez na vida joguei um papelzinho na rua), enquanto outras fazem questão de jogar tudo que vêem pela frente! Por que não se joga no meio da rua? Ela num é uma grande lata de lixo? Então se joga!
E os fumantes??? Se acham no direito de enviar ao meio ambiente e aos nossos narizes, olhos, cabelos, peles, toda esse poluição e podridão. Ainda por cima, pra fechar com chave de ouro, jogam a "bituca" no chão!!!! Isso porque o cigarro não demora quase nada também pra se decompor! Imagina desde quando essa MERDA foi criada, o quanto tem disso no mundo, emporcalhando, tornando nosso planeta uma latona de lixo! AFFFF.... QUE NOJO!!! Que falta de educação pra com sigo e com os outros!!!
É claro que não devemos tirar a responsabilidade dos governantes! Ribeirão é uma cidade que cresceu muito e sem planejamento! A gente só vê um pouco de planejamento nos bairros novos, assim como o meu, que tem muitas árvores, grandes avenidas, canteiros centrais, as calçadas por lei deveriam ter somente uma faixa cimentada, o restante de grama ou terra, para a água escoar. Mas isso não acontece, 90% das pessoas do bairro tacaram cimento na calçada toda, assim como em toda casa! Meu vizinho da frente, pasmem, até tampou o bueiro!!! Isso porque minha rua e várias outras acabam em outra rua, que as cruza e aqui é uma descida enorme, ou seja, quando chove, toda a água vai direto para essas casas la de baixo! Daí uma pessoa idiota como meu vizinho tampa o bueiro e contribui para que mais água desca e invada os lares dessas famílias. Eu também fui premiada com bueiro na minha porta, mas fazer o quê? Não posso, por uma vaidade minha, tapá-lo e prejudicar dezenas de famílias! Sou designer de interiores, preso pela beleza, mas acima de tudo como pessoa e como designer, preso pela justiça, solidariedade e respeito à liberdade de cada um! Aliás, foi no curso de design que aprendi a importância do planejamento urbano. Acho que todos tinham que ter na escola temas como esses abordados, são de uma importância muito grande!
Aqui em Ribeirão já passou da hora do poder público estudar e aplicar uma forma que melhore essa situação, já que acredito não revolver por completo, se as pessoas não criarem a consciência de que são as maiores responsáveis. A lei da vida é justa, nos volta tudo aquilo que emanamos e criamos para nós e o mundo. Por isso, além da resolução material, o governo tem que insvestir na educação e começar a criar cidadãos de verdade! Claro que não será somente o governo que fará isso, mas todos nós e não devemos cruzar os braços e esperar que algo seja feito somente por quem está no poder.
Espero que as pessoas parem de reclamar e comecem pelo menos a se questinar, no seu intímo, qual sua responsabilidade perante tudo isso!
Todos somos responsáveis! Vamos deixar de ser acomodados e começar a agir! Mas não há ação exterior, sem antes haver ação interior.
Portanto, sejamos a mudança que queremos no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário