sábado, 20 de dezembro de 2008

Peregrinação

Este ano, 2008, coloquei algumas metas para mim. Uma delas era ler 20 livros!
Pois bem, estamos no dia 20 e estou lendo meu último livro: Coisas de homem, coisas de mulher. É um livro de crônicas, do Laé de Souza, mto bom!
Mas, quero falar sobre outro livro, que terminei de ler agora em dezembro, no início do mês. O DIÁRIO DE UM MAGO, do Paulo Coelho. Foi o segundo livro que li dele, o primeiro foi O ALQUIMISTA. Muito bons! Tem mta gente que faz críticas ruins ao autor, mas eu particularmente adoro seus livros. Talvez somente quem está mais ou menos na mesma jornada que ele, possa compreender o que seus livros realmente dizem.
Enfim, tudo isso me deu mta vontade de fazer uma, ou várias peregrinações, já que O DIÁRIO DE UM MAGO, fala sobre sua peregrinação pelo caminho de Santiago, em busca de sua espada.
Fiquei pensando quando poderia me aventurar numa caminhada sagrada como essas, que dizem, modificar muito a vida de quem passa por essa experiência. Mas, Santiago, fica mto longe! Eu certamente teria que esperar alguns anos até arrumar uma boa grana, pois os gastos não são poucos!
Daí me lembrei que uma vez havia visto uma reportagem de um caminho para peregrinos aqui na América do Sul, mas eu ainda tinha que pesquisar para ver onde é. Estava ansiosa por descobrir.
Um dia, aqui em casa, lavando louça e ouvindo música, algo ficou martelando mto na minha cabeça pra eu ligar a TV e ouvir o noticiário regional, na hora do almoço. Liguei e fiquei ouvindo, enquanto fazia os trabalhos dométicos, rsrsrs...
Para minha surpresa, uns 3 minutos depois, anunciou uma série de reportagens que a EPTV produziu sobre peregrinação! Fiquei alucinada! Tudo que eu queria saber tinha vindo mais rápido do que eu pensava! E vi as reportagens. Foram durante toda a semana, vi quase todas.
Tem vários lugares aqui no Brasil e inclusive no interior de SP com caminhos para peregrinos! Um deles é o CAMINHO DO SOL, daqui do interior.
São cerca de 241km percorridos em 11 dias. Durante o trecho, há várias paradas em fazendas, cidades, hotéis, onde se come uma boa comida e se hospeda em instalações confortáveis. Este é um dos caminhos mais procurados que os peregrinos procuram para se preparem para o caminho de Santiago.
Há também o CAMINHO DA LUZ, localizado no sul de minas gerais. Neste são 195km que tem início na cidade de Tombos e termina no Pico da Bandeira. Percorridos em 7 ou 10 dias, a informação não está precisa nos sites.
Já estou me programando e com certeza no início de 2009 irei percorrer um desses caminhos. Por isso estou me informando o máximo que posso.
Estes parecem ser realmente caminhos que nos levam para uma jornada de autodescobrimento. As caminhadas são mais espirituais que físicas. Todos que passam por essa experiência, se dizem renovados, pessoas melhores! Começam a enxergar coisas em suas vidas em poucos dias, que em anos não conseguiram ver.
"Há mais segredos entre o céu e a terra que sonha sua vã filosofia", famosa frase do Shakespeare. Esses caminhos são mto especiais. Estão embebidos de boas vibrações e da fé das pessoas que nele transitam.
Eu particulamente, sempre que tinha tido uma briga, quando estava mto nervosa ou confusa, saía andando, pensando, "esfriando os nervos". Hoje, sei que é mto importante, pra nós Seres Humanos, e acima de tudo, Seres Espirituais, estar só, olhar no nosso íntimo, conversar consigo mesmo.
Olha, com certeza vale a pena guardar um dinheirinho e percorrer um caminho de peregrinação, ao invés de fazer aquela viagem em que a gnt só come, ouve música o dia todo e ainda por cima gasta o que pode e o que não pode! Fica pagando meses antes a viagem, viaja, gasta o que tem e ainda continua pagando no cartão por meses à fora o que gastou em uns 7 dias de viagem.
Eu não vejo a hora de poder participar de algo tão importante, como essas "caminhadas sagradas" e começar um ano renovado, cheio de esperança e mudança interior.

Veja alguns sites:
http://www.caminhodosol.org/
http://www.caminhodaluz.org.br/

Um comentário:

  1. que engraçado... há mto tempo atras vi esta mesma reportagem ...estava em uma situacao complicada onde estava completamente sem satisfação e vontade de permanecer daquela forma.. fui atras investiguei descobri q um cara da cidade q morei foi lá... entrei em contato com um casal q faz a peregrinacao.. acho q organizam sei lá... mas o assunto caiu em esquecimento...num era exatamente qual eu queria... mas deve ser legal essa... queria achar uma de meditacao e viagem interior ...beijoca
    depois me lembre de falar sobre 3 assuntos com vc... ecovila, xamanismo e respiração

    ResponderExcluir