sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Reflexão, mudança de hábitos

O Natal já passou...

Não quero falar sobre mtas coisas agora, mas agradeço aos dois amigos que responderam meu texto sobre Natal por e-mail. Na realidade, meu desabafo sobre tudo.
Vou me dar ao direito de postar aqui, parte de um texto do site: http://vista-se.com.br/site/instrucoes-para-cebrar-um-bom-natal/#more-810
Espero que o conteúdo dele possa servir para a comemoração do Ano Novo, para o próximo Natal e principalmente para a vida toda!!!

Fiquem com Deus!

Bjss
Gaby


Instruções para Celebrar um Bom Natal

por Rafael Bán Jacobsen


(...)Instrução 3: Preparar uma típica ceia natalina em família

Antes de iniciar os preparativos para a refeição festiva, observe o presépio que as crianças montaram na sala: tem vaca, cabrito, cordeirinho – todos observando o Jesus recém-nascido.

Agora pense na maneira como os Reis Magos celebraram a chegada de Jesus. Seus presentes foram ouro, incenso e mirra. Em nenhum momento, os magos, José ou Maria sugeriram assar um peru ou um pernil para comemorar.

A seguir, você recorda aquele documentário da TV a cabo sobre a vida de Jesus, que apontava evidências de que ele absorvera boa parte de sua filosofia de não-violência, idealismo ético, pureza espiritual, abominação à propriedade privada e coletivismo dos essênios, um grupo ou seita judaica ascética que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.C. até o ano 70 d.C. Entre os ensinamentos essênios, estava a prática do vegetarianismo.

Você então se dá conta de que, infelizmente, o sentido essencial desta data, o Natal, que deveria se prestar a uma reflexão coletiva sobre o modo como vivemos, perdeu-se por completo. E nada está mais distante do mais puro e cristalino sentimento cristão do que os cardápios natalinos. É verdade, você constata: as pessoas se esquecem de que os primeiros adoradores de Jesus foram justamente os animais e aquiescem na matança desenfreada que ocorre nesta época do ano. Quintuplica-se o abate de perus e outras aves; porcos, cabritos e carneiros também são mortos em proporções absurdas. As pessoas desejam paz em suas mensagens natalinas, mas enchem suas mesas com os cadáveres de criaturas inocentes. Ignoram os imensos danos que a indústria da carne acarreta ao meio ambiente e permanecem surdas ao argumento de que a carne em suas mesas significa a fome de milhões de pessoas (50% dos grãos produzidos no mundo destinam-se ao fabrico de ração para os animais de engorda; se esses mesmos grãos fossem utilizados diretamente na alimentação humana, que notáveis efeitos não teríamos!). Ironicamente, as pessoas pedem saúde no novo ano, enquanto se esbaldam em gordura animal. Aos poucos, esta entupirá suas veias e artérias, detonará seus fígados e afetará profundamente o equilíbrio de seus corpos e mentes.

Você então se lembra do peru que está descongelando na pia e sente uma pontada no coração.

Um comentário:

  1. Tenho medo. Mas o coração bate.
    O amor inexplicável faz o coração
    bater mais depressa, seja pela humanidad e ou por algo inexplicavel.
    A garantia única é que eu nasci.
    Tu és uma forma de ser eu,
    e eu uma forma de te ser:
    Eis os limites de minha possibilidade.Não sei o que por ventura possa ocorrer no mundo mas o que você ja nos deixou aqui como questão é um grande ponto de partida!

    ResponderExcluir