quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ACREDITAR ! EU POSSO MAIS !

Boa noite queridos ! Ou bom dia pra quem preferir !
Quero falar hoje, brevemente (Já terminei o texto e vi que não consegui, rs), de sonhos. Mas não sonhos no sentido de algo inatingível sabe ? Sonhos mesmo, objetivos, projetos. Coisas que almejamos e persistimos até o fim. Porque fazem parte de nós.

Não sei se já ficou bem explícito aqui, mas eu sou artista. Faço teatro há 4 anos e estou desde sempre dentro do meio da arte. Sei que o processo de ser atriz é muito longo e árduo e vivo isso diariamente, depois do acidente então, as dores e dificuldades são ainda maiores (e como são!). Eu fiquei durante muito tempo com a ideia de não me definir assim. Por que não poder dizer que sou artista se é isso que faço na minha vida, se estudo diariamente para isso, se está embutido em mim, se trabalho com isso todos os dias (intelectualmente, fisicamente... etc), se essa é a minha essência  ?! Tem muita gente que tem essa trava e torce o nariz quando nos definimos dessa forma. Até porque tem muitas pessoas que se definem e não deveriam. O conceito de artista no nosso país é muito deturpado. Eu passei por um processo muito longo e desde o ano passado me sinto mais livre com relação a isso. Afinal, não é porque não ganho uma grana com alguma das tantas coisas que faço (teatro, escritas, fotografia) que não posso dizer que não sou algo (ou que sou uma vagabunda, pelo contrário, nós temos que trabalhar muito mais!). O dinheiro não define ninguém (essencialmente não). Eu faço isso todos os dias, eu sinto isso, esses são realmente os meus ofícios ! Não é uma questão de Ego. É uma questão de Ser. A gente sabe. Tem tanta gente que não é, e se diz ! O cara que joga futebol o dia todo, mesmo sem ganhar um tostão, mas defende um time e sabe que faz isso porque ama, porque tá dentro dele, quando perguntam ele diz que é jogador de futebol. Diferente do cara que faz fotografia, ou dá aulas de fotografia e se diz fotógrafo ou professor, mas faz por dinheiro.  Será que ele realmente é ? O ganhar pra isso torna ele fotógrafo ou um professor ? A gente já sabe a resposta né ?

Enfim....

O que isso tem a ver com sonhos, é que quando criança eu dizia que seria atriz, escritora e cantora. Não porque queria aparecer, ou ganhar dinheiro ou sei lá o quê. Isso me preenchia por dentro de alguma forma que eu não sabia como ! Incrível né ? Coisa de criança.Continuei com o objetivo de fazer teatro, era fascinada pelo palco e desde que aprendi a escrever nunca parei. Depois de um tempo, eu esqueci disso (de que falava que ia fazer isso quando crescesse) e fui vivendo a minha vida e fazendo coisas que eu amava, isso de alguma forma, me trouxe onde eu estou hoje. Atuando e Escrevendo (e cantando!). O canto faz parte de ser atriz, mas cantora, cantora, só cantora, não sou, rs. E eu incrivelmente não planejei. Hoje, felizmente, estou vendo muitos desses frutos.

Acredito que pra achar muitas de nossas respostas, temos que olhar nossa infância !

É interessante como as coisas nas nossas vidas vão acontecendo sem que a gente perceba. Vamos tomando decisões, tomando atitudes, realizando ações (na maioria das vezes pequenas), que vão moldando o nosso futuro.

Nem sempre "sonhamos" com algo que realmente queremos. Às vezes queremos dinheiro, daí "sonhamos (a palavra não é essa talvez almejar ?)" com uma vida ou ações que na realidade nos levarão para o objetivo que é ganhar dinheiro, mas será que aquilo que vamos fazer para ganhá-lo vai realmente valer a pena ?

As pessoas dizem "nossa vou prestar concurso tal, ganhar tanto por mês, ter tantos benefícios e uma aposentadoria tranquila". Peraí, seu sonho é trabalhar com algo que você não quer; viver estressado; rezar pra hora passar e chegar logo em casa; ter benefícios ridículos (que nem merecem esse nome)... Enfim, viver a vida num emprego sempre acomodado, desanimado, jogando paciência, atendendo mal as pessoas; tudo isso pra no final do mês ter uma grana um pouquinho melhor (nem sempre hein ?) e no final da vida (tipo nos 5, 7 anos que te restam), fazer o que você não fez a vida toda ??????????????????????? ESSE É SEU SONHO ??? CADÊ A DIVERSÃO DE UMA VIDA INTEIRA ??? PRECISA MESMO SER ASSIM ??? o.O

Tudo bem. Tem gente que realmente gosta de "serviço público" e não tenho nada contra, pelo contrário, é muito honrado e há muito preconceito com o funcionalismo (há alguns que trabalham demais, demais mesmo!). Eu já trabalhei em repartições públicas (trabalho temporário de 2 anos no IBGE e estágio de quase 1 ano na Secretaria Estadual da Fazenda). Mas convenhamos, não é o caso da maioria. A maioria quer mamata. E o que nós precisamos não é disso né ? Nem como pessoas que poderiam evoluir de alguma forma e vivem (e não somente comem, se locomovem e respiram), nem pessoas que se candidatam a prestar o melhor dos serviços, muito menos como cidadãos ! Veja bem, o problema aqui não é ser funcionário público tá ? Eu só estou dizendo que muitas pessoas o que ser por querer se acomodar (na vida), ter algo mais estável e se contentar !

O que quero dizer, é que apesar de todas as dificuldades, vale a pena sempre acreditar no que queremos no nosso interior. Parar de se sabotar e colocar empecilhos pra fugir de nossas responsabilidades e expansões ! As dificuldades sempre vão aparecer. Sim, elas aparecem aos montes (Ai Deus !), principalmente quando estamos no caminho correto e lidando com nossos demônios, mas com o tempo temos a recompensa do nosso suor (financeiramente por enquanto tenho muitas dívidas, principalmente com os R$150,00 que dou de gasto só com medicamentos por mês ! Mas to com fé no reembolso financeiro tb! rs).

Se formos pensar que não dá pra fazer isso porque não tem dinheiro, aquilo porque tem dor, aquilo outro porque tem limitação... meus amigos ! Digo por mim, eu realmente não teria feito NADA nesses dois anos. As pessoas não fazem ideia de como a minha vida está ! E antes, eu que achava que minhas dores da Fibromialgia ou musculares antes eram demais ! Ou não ter dinheiro pra viajar era ruim ! Grande ilusão !

Apesar de tudo, de ter dias que não tenho dinheiro nem comprar uma água ou de estar sem condições físicas de sair da cama de tanta dor, EU PREFIRO SEMPRE ACREDITAR ! Até porque a vida sempre me dá um empurrãozinho e fala que eu POSSO MAIS !  Se eu fosse pensar em todos esses fatores, eu não saía de casa, não faria trabalho corporal no teatro, não faria nada academia, não cuidaria da minha casa, não iria pra lugar algum !
Quando a gente quer de verdade, a Lei Universal sempre dá um jeito de nós conseguirmos. Independente do que nossa razão está martelando e dizendo (Se é que é a razão mesmo que nos impede. Na realidade, acredito que a razão faz a gente continuar a seguir no caminho dos sonhos, dos objetivos ! Tadinha, porque ela sempre é a vilã ?).

MAS PARA ISSO, DESCULPEM A SINCERIDADE, É PRECISO ACREDITAR ! E MAIS DO ISSO, M O V I M E N T A R - S E ! DAÍ VAI DA "CABEÇA" E "CORPO" DE CADA UM. É ISSO QUE VAI DETERMINAR A DISPOSIÇÃO QUE SE TEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.