domingo, 11 de abril de 2010

MULHERES DA HISTÓRIA [SÉRIE] - FERNANDA MONTENEGRO


Atriz, Arlete Pinheiro Esteves (nome de batismo) nasceu em 16 de outubro de 1929, no Rio de Janeiro. Aos 15 anos passou no teste de uma rádio, no qual foi selecionada e trabalhou durante 10 anos como atriz, locutora e redatora. Nesta época adotou seu nome artístico. No teatro profissional estreou em 1950 com a peça AS ALEGRES CANÇÕES DA MONTANHA de Lucien Luchaire. Fernanda foi precursora da televisão brasileira nas encenações de clássicos do teatro transmitidos ao vivo pela TV TUPI.
No teatro, Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de atriz revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, em 1952, por seu trabalho nas peças Está lá fora um inspetor, de J.B. Priestley, e Loucuras do Imperador, de Paulo Magalhães. Ainda na década de 1950, fez parte da Companhia Maria Della Costa e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
Pelo filme CENTRAL DO BRASIL, recebeu o Urso de Prata de melhor atriz do FESTIVAL DE BERLIM de 1998 e o GLOBO DE OURO de 1999. Pelo mesmo filme foi a primeira atriz latino-americana a receber uma indicação ao Oscar de 1999 na categoria de melhor atriz. Além disso tudo, Fernanda foi militante na época da ditadura.
É considerada tanto pelo público como pela crítica como uma das grandes damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos. Recentemente foi eleita a melhor atriz do Brasil.
Eu tive o cuidado de contar os trabalhos feitos pela atriz em seu site oficial e pasmem! Foram 57 peças de teatro, 16 filmes e 14 novelas e minisséries. Além de cerca de 170 teleteatros, segundo descrito no próprio site!
Sabemos que Fernanda Montenegro não é somente uma excelente atriz, é uma intelectual, humanista e militante dos direitos sociais de maior gabarito.



Fontes

Dicionário Mulheres do Brasil (de 1500 até a atualidade, biográfico e ilustrativo)

http://www2.uol.com.br/fernandamontenegro/home.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário