quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DIREITO E CIVILIDADE?

***Putz 2º, quase 3º post de hoje, já que o "Fígado" foi beirando a meia noite, rs! Estou ansiosa demais! E atrasada!

O programa da Fátima Bernardes de hoje falou, dentre outras coisas, sobre tirar férias. A questão essencial era o medo de sair de férias e não ter mais o emprego, o pânico do descanso e a falta do sustento. O interessante foi ver o depoimento das pessoas sobre o assédio que existe dentro das empresas quando os funcionários fazem algo que é de seu direito. D I R E I T O. Acredito que muita gente não sabe o que é isso! Assédio moral é algo muito triste e devastador. Extremamente devastador. Imoral. Dói, despedaça!
A especialista dizia que alguns entram em depressão ou tem síndrome do pânico após sair de férias, pois vivem na angústia constante em saber como está sua vaga, a empresa, se seu lugar ainda está garantido. Como um direito, um problema de saúde ou um pedido desesperado, pode ser tido como uma fuga, uma falta de responsabilidade?! Pessoas assim não compreendem o mínimo de civilidade. Cada um sabe quem tem ou não responsabilidade e está brincando. Não precisa ser tão sensível assim pra perceber! O que é de direito, é de direito. Há de se ter o mínimo de dignidade.
Hoje no rádio falava-se de civilidade. De como em países desenvolvidos (no sentido mais profundo da palavra) não é preciso fiscalizar certas coisas pra que elas aconteçam, como por exemplo, a venda de jornais nas ruas, onde as pessoas pegam e pagam os seus jornais honestamente. Simples assim. Porque a noção de civilidade, o respeito mútuo, é algo que vem do berço e não ter isso dentro de si não é simplesmente um desvio de caráter como teimam em dizer. Não, é falta de base mesmo. São raríssimos aqueles que tem transtornos, pra assim poder justificar. Como a nossa preparadora vocal da peça geralmente diz: "Costume de casa vai à praça".

Quero que fique pra hoje essas palavras DIREITO e CIVILIDADE. Tem tudo a ver com o que vi na tv e ouvi no rádio. Quem sabe assim, todos podem ser mais respeitados em suas expansões e limitações?

Um grande Beijo e até mais!

Gaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário